Orientação Vocacional
Qual é a minha vocação? É uma pergunta crescente entre os adolescentes e jovens. Hoje motivados pela mídia muitas vezes eles seguem profissões que nada tem a ver com seus talentos, gerando insatisfação profissional e desmotivação na vida adulta.
Profissão é um reflexo daquilo que se é, e nada mais justo que o adolescente ou o jovem passe por um processo de O.V.
Orientação Vocacional é um processo contínuo com duração variada ( de 2 a 6 meses) e não apenas uma bateria de testes ou outros instrumentos que nem sempre detectam de forma eficaz as potencialidades latentes e manifestas do adolescente ou jovem.
O.V., ao contrário, é um processo profundo que visa o autoconhecimento real com foco no futuro, nos talentos e não nas profissões, já que elas mudam com o passar dos anos. Um talento bem detectado, garante profissionais felizes no futuro e também um índice de evasão escolar baixo.
No Brasil a taxa de evasão escolar gira em torna de 60%, já que não há como, por exemplo, na Argentina um trabalho de Orientação Vocacional desde a infância. A evasão escolar na Argentina situa-se em 0% em função deste trabalho de O.V. prematuro.
O que prova que mesmo que as escolas apliquem testes para detectar futuras profissões nem sempre isto resolve o problema da inserção de talentos no mercado de trabalho.
Nossa metodologia de trabalho é o psicodrama e nossa base bibliográfica é a de Rodolfo Bohoslavsky - Orientação Vocacional a Estratégia Clínica